quinta-feira, 17 de abril de 2014

Como franzir saias de bonecas

Você já deve ter se perguntado qual a maneira mais fácil de deixar um tecido franzido, certo? 
Então eu vou te mostrar a maneira mais fácil e rápida.
Você não vai mais ficar sofrendo, fazendo isso na mão, demorando um tempão.
Use a máquina de costura. Você vai regular ela numa tensão mais baixa (veja o manual de sua máquina caso não saiba), e regular para um ponto bem largo. Coloque a largura 4, 5... etc... bem largo.
Agora, deixe uma linha bem grande (20cm) antes de começar a costurar, e comece a costura sem arrematar, até o final da peça, e não arremate novamente, e puxe a peça da máquina com mais uns 20cm de linha sobrando. Corte a linha. Passe novamente a mesma costura, mas veja na foto: uma costura paralela à outra que você havia feito. Faça do mesmo jeito: deixando sobra de linha no começo e fim, e sem arrematar. Corte a linha com sobra.  

Agora vamos lá: como fez duas costuras, você vai puxar as duas linhas paralelas ao mesmo tempo, ou no começo da costura ou no fim, mas sempre no mesmo sentido. Puxe A LINHA DE BAIXO, e não a de cima, ok? A linha de baixo é a da canelinha, é reta e é mais fácil de puxar do que a linha de cima que a máquina costurou. Puxe com firmesa, as duas linhas. Você vai ver como é mais fácil. Eu costumo puxar até a metade da saia, por exemplo, e depois pego o outro lado das duas linhas e puxo também. Assim fica mais fácil ainda. Depois, vista na boneca para ver se está bom a largura do franzido, e amarre as linhas. Faça um nó mesmo. Se preferir depois, passe uma nova costura com ponto no tamanho normal, e tensão normal, por cima do franzido, para que ele pare no lugar, mas eu não costumo fazer isso...



Nenhum comentário:

Postar um comentário